Aprenda o que você precisa saber para evitar a formação das tão temidas pedras nos rins (cálculos renais). Este órgão desempenha funções muito importantes em nosso organismo.

São os rins que “limpam” as impurezas e as toxinas do corpo; regulam a água e mantêm o equilíbrio das substâncias minerais do corpo (como sódio, potássio e fósforo); liberam hormônios para manter a pressão arterial e regular a produção de células vermelhas no sangue; e ativam a vitamina D, que mantém a estrutura dos ossos.

As pedras nos rins são o terceiro problema mais comum do trato urinário e consistem na formação de substâncias minerais dentro do sistema urinário, comparado a “grãos de areia” que se juntam dentro do órgão, formando verdadeiras pedras. Essa formação acontece sobretudo quando a urina está muito concentrada.

As pedras nos rins causam cólica e dor renal que começam em sua maioria de forma abrupta e intensa, por causa da obstrução aguda e distensão do trato urinário. A intensidade e localização da dor variam de acordo com o tamanho do cálculo, localização, grau e agudeza da obstrução.

pedras nos rins calculos renais

Aprenda a prevenir as pedras nos rins

  • Hidrate-se
    A baixa ingestão de água é dos principais motivos para a surgimento das pedras nos rins, pois deixa a urina muito concentrada. Beber bastante água previne em até 60% o aparecimento do cálculo renal.
  • Controle sua ingestão de sal e proteínas
    A ingestão de comidas com muito sal e proteínas é um fator importante para o surgimento dos cálculos renais, por isso é bom evitar o consumo de industrializados, conservas e embutidos que são ricos em sódio (mesmo os que não têm o gosto muito salgado).
  • Faça atividade física regularmente
  • Consuma produtos ricos em potássio e citratos
    Laranja e limão são ricos em citratos; hortaliças e frutas são ricas em potássio; vegetais verdes escuros são ricos em citrato e potássio
  • Evite o consumo de bebidas alcoólicas e carnes gordas
    Quem elimina muito ácido úrico na urina deve evitar o consumo destes produtos que podem agravar essa condição.
  • Consuma alimentos ricos em fitato
    Cereais integrais, leguminosas e oleaginosas diminuem o risco de formação de cálculos.

Se você possui histórico de cálculo renal, pode ter maior probabilidade de reincidência, então é melhor prevenir. Se você sente dor nos rins, elimina sangue na urina ou sente algum incômodo, marque uma consulta com um urologista!

Postagens Recomendadas