Mulher segurando um copo com água e levando um comprimido à boca. Entenda os riscos do uso frequente de analgésicos.
Entenda os riscos do uso frequente de analgésicos

Tomar analgésico todo dia faz mal? Os analgésicos estão entre os remédios que as pessoas têm sempre em casa ou na bolsa para casos de dor de cabeça ou dor muscular. Os mais vendidos são aqueles a base de paracetamol, dipirona e ácido acetilsalicílico.

Se você precisa de analgésico sempre, marque uma consulta com um Clínico Geral para investigar qual pode ser a causa. Aqui na PopClini, sua clínica popular em Porto Seguro, temos a Dra. Fernanda Figueiredo. Agende seu horário!

Quais os efeitos colaterais dos analgésicos?

A automedicação é muito comum no Brasil. Mas esse hábito oferece riscos para a saúde, principalmente quando há excessos. Tomar analgésico mais de 15 dias no mês pode ter efeitos colaterais como:

  • Úlceras;
  • Gastrite;
  • Insuficiência renal;
  • Hepatite;
  • Alterações cardíacas.

Além dos efeitos colaterais, o abuso de analgésicos pode agravar o problema que o paciente visa combater, como por exemplo a dor de cabeça.

O paciente que abusa dos analgésicos pode evoluir de dores de cabeças eventuais para dor de cabeça crônica diária. Se não procurar ajuda, acaba sofrendo com os efeitos colaterais do excesso de medicamento.

Dor de cabeça: conheça algumas das principais causas

Outra possibilidade é que o uso frequente de analgésico mascarar doenças mais sérias. Não é à toa que as propagandas sempre avisam: ao persistirem os sintomas, um médico deverá ser consultado.

Se você precisa tomar remédio todo dia, algo em seu organismo precisa ser observado. Consulte um médico para investigar a origem do problema!

E aí? Quer saber mais sobre o uso de remédios? Deixa sua dúvida nos comentários!

Postagens Recomendadas