Ao longo da vida o organismo de uma mulher passa por variações diretamente ligadas à produção hormonal. Entenda quais são os hormônios mais importantes para a saúde da mulher e as mudanças que eles causam no seu corpo.

Estrogênio

É ele o responsável pelas características mais visíveis da puberdade: crescimento de mamas; distribuição da gordura corporal tipicamente feminina (deposição de gordura nos quadris e redução no abdômen). Além disso, ele também é o responsável pelo amadurecimento do aparelho reprodutor e pela ovulação, etapa fundamental para a reprodução.

Ele também é responsável pela preparação do corpo da mulher durante a gravidez, aumentando o tecido mamário, o útero e a vagina.

Progesterona

Este é o hormônio responsável por regular o ciclo menstrual da mulher. É ele quem prepara o útero para receber o óvulo fertilizado, evitando que ele seja expulso pelo corpo. Seus níveis aumentam no organismo após a ovulação e, caso ocorra uma gravidez, continuam alto para desenvolver as paredes do útero.

Sua produção é iniciada antes da ovulação. Quando não há gravidez, os ovários param de produzir progesterona e, com seus níveis baixos, ocorre a descamação do revestimento do útero (o endométrio). A eliminação desse material é o que chamamos de menstruação.

Na menopausa, devido ao processo degenerativo dos ovários surge a deficiência dos dois hormônios – estrogênio e progesterona, causando os incômodos como ondas de calor, redução da libido, insônia, dores de cabeça, ressecamento vaginal, dentre outros.

Postagens Recomendadas