Você sabe por que é importante que a gestante faça o pré-natal? Desde o momento que a gravidez é confirmada até a chegada do parto é importante fazer o acompanhamento da saúde da mamãe e do bebê.

O pré-natal é uma rotina de exames que previne e/ou detecta de forma preventiva problemas de saúde na mãe e no bebê. Além disso, no pré-natal a mãe entende as mudanças que estão acontecendo no seu corpo e também o crescimento do bebê e todos os cuidados necessários nesta fase. Este também é o momento da gestante entender e tirar todas as dúvidas sobre o parto e o nascimento do bebê. 

O pré-natal é imprescindível para monitorar a gestante, uma vez que ela passará por várias transformações no seu corpo, como o ganho de peso, a alimentação, o crescimento do bebê intrauterino, sua movimentação.

O número de consultas pré-natais deve ser igual ou superior a seis, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Os exames realizados são divididos entre três trimestres e devem começar assim que a gravidez for confirmada.

Mas por que prezar por um bom pré-natal? 

  • Identificar doenças que já estavam presentes no organismo, porém, evoluindo de forma silenciosa, como a hipertensão arterial, diabetes, doenças do coração;
  • Detecta problemas fetais, como más formações. Algumas delas, em fases iniciais, permitem o tratamento intrauterino que proporciona ao recém-nascido uma vida normal;
  • Avalia aspectos relativos à placenta, possibilitando tratamento adequado;
  • Identifica precocemente a pré-eclâmpsia.

Se você precisa fazer exames pré-natais, pode marcar sua consulta com Dr. Pedro Carvalho, o ginecologista e obstetra da PopClini, a sua clínica popular em Porto Seguro.

Postagens Recomendadas