O diabetes tipo 2 é o responsável por cerca de 90% dos casos de diabetes do Brasil. Conheça seus principais sintomas e procure um médico para realizar os exames. Na PopClini, sua clínica popular em Porto Seguro, você pode marcar uma consulta com o Clínico Geral para que ele solicite os exames adequados e oriente quais atitudes você deverá tomar.

Mãos com a ponta do indicador esquerdo furada saindo sangue para fazer exame de detecção de alteração na glicose - diabetes
Exame rápido para detectar alterações da glicose

Saiba o que é diabetes

O diabetes é uma síndrome metabólica que acontece pela falta de insulina e/ou pela incapacidade de a insulina exercer adequadamente suas funções no organismo. Produzida pelo pâncreas, a insulina é um dos hormônios responsáveis pelo metabolismo da glicose. Sua falta provoca déficit na metabolização da glicose e, conseqüentemente, diabetes. A principal característica do diabetes é a hiperglicemia permanente, ou seja, altas taxas de açúcar no sangue.

O que é o diabetes tipo 2?

O diabetes tipo 2 ocorre quando o organismo tem resistência à insulina, ou seja, mesmo com este hormônio circulando, as células têm dificuldade para utilizar a glicose, substância fundamental para o funcionamento celular. Além disso, ocorre deficiência na secreção da insulina, o que torna ainda mais difícil a utilização da glicose pelas células.

Esta variação da síndrome, o tipo 2, tem forte ligação com hábitos alimentares inadequados como dietas ricas em carboidratos, sobretudo os de alto valor glicêmico (arroz branco, biscoitos, refrigerantes, etc). O sedentarismo é outro importante fator de risco para esta doença.

Quais são os principais sintomas desse tipo de diabetes?

  • Sede, fome e cansaço excessivos
  • Perda de peso rápida e involuntária
  • Alteração visual
  • Formigamento nos pés e mãos
  • Vontade de fazer xixi várias vezes ao dia
  • Feridas que demoram para cicatrizar

Qual a melhor maneira de saber se sou diabético(a)?

Os exames são a melhor maneira de descobrir se um paciente é diabético. É possível identificar alterações na taxa de glicemia com um exame simples que demanda apenas uma gota de sangue e apresenta resultados em poucos minutos. Quando é identificada uma alteração considerável, o médico solicita exames clínicos e laboratoriais mais profundos e detalhados.

Como prevenir o diabetes tipo 2?

Manter hábitos saudáveis é a melhor forma de prevenir o surgimento desta doença. Pratique atividades físicas regularmente, mantenha uma alimentação saudável e equilibrada e evite o consumo de álcool, cigarro e outras drogas.

É fácil conviver com o diabetes tipo 2?

O diabetes exige cuidados contínuos para manter as taxas normais de açúcar no sangue. Dependendo da gravidade, é possível controlar a doença com prática regular de atividade física e planejamento alimentar. Somente um médico será capaz de determinar a hora certa de iniciar o uso de medicamentos em comprimidos e, em casos mais avançados, o uso de insulina injetável para controlar a glicose.

A alimentação tem um impacto grande em nossa saúde. Saiba mais.

E aí, tem mais dúvidas sobre o diabetes? Se identificar alguns dos sintomas descritos, procure um médico e faça os exames! Nós da PopClini estamos prontos para te ajudar.
Até logo!
🙂

Postagens Recomendadas