O Outubro Rosa é o mês de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama
O Outubro Rosa é o mês de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama

Por que o diagnóstico precoce do câncer de mama é importante?

Quando os sinais e sintomas do câncer de mama são descobertos em fase inicial, as chances de tratamento e de cura aumentam muito. Este é o tipo de câncer mais comum na população feminina. Para se ter uma ideia, a cada 4 mulheres diagnosticadas com câncer, 1 delas tem a doença na mama. A boa notícia é que, se descoberto no início, 1 em cada 3 casos de câncer de mama pode ser curado. Por isso é importante que você conheça seu próprio corpo para perceber as alterações e procurar orientação médica.

Quais as causas do câncer de mama?

Não existe uma causa para o câncer de mama. Mas existem fatores de risco que aumentam as chances de seu aparecimento, como histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, sobrepeso e obesidade, sedentarismo, exposição à radiação, dentre outros.

Eu devo fazer mamografia para prevenir o câncer de mama?

Depende. A mamografia é recomendada para mulheres de 50 a 69 anos, a cada dois anos. Se você está fora dessa faixa etária, deve fazer o autoexame com frequência em busca de alterações ainda em fase inicial.

Quais os sintomas do câncer de mama?

  • Nódulo (caroço) fixo na mama, normalmente sem dor;
  • Pele da mama avermelhada ou semelhante a casca de laranja;
  • Alterações no bico do peito;
  • Saída de líquidos nos mamilos.

Conheça a origem do Outubro Rosa!

Outubro é o mês de luta contra o câncer de mama. O movimento Outubro Rosa foi criado na década de 90 nos Estados Unidos com objetivo de estimular a participação da população no controle do câncer de mama. Em 2010, o Brasil passou a fazer parte desta mobilização através do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva – INCA.

Postagens Recomendadas