hérnia de disco
Entenda como surge uma hérnia de disco

A hérnia de disco é uma disfunção que causa dor na coluna, mas antes de você imaginar que tem este problema, que tal conhecer um pouco mais sobre essa estrutura tão importante? A coluna é composta por vértebras, discos invertebrais, nervos, músculos, medula e ligamentos. As dores nesta região podem ser causadas por disfunções em qualquer uma destas partes.

Vamos conhecer um pouco mais sobre a hérnia de disco e entender as causas do seu surgimento. E não esqueça: somente um médico é capaz de avaliar e definir os exames necessários para confirmar o diagnóstico.

Você sofre com dor na coluna? Marque já sua consulta com um ortopedista na PopClini, a sua clínica popular em Porto Seguro.

O que é uma hérnia de disco?

Entre as vértebras da coluna existem estruturas em forma de anel e à base de cartilagem com consistência de borracha chamada discos intervertebrais. Suas funções são evitar o atrito entre os ossos, amortecer o impacto, permitir movimentos, dentre outras. Ao todo, a coluna possui 24 discos invertebrados. Essas estruturas são frágeis e, quando são sobrecarregadas, podem se romper e deixar seu conteúdo interno sair, formando a temida hérnia de disco.

O que causa o aparecimento de uma hérnia de disco?

As hérnias de disco são causadas principalmente por predisposição genética, seguida pelo envelhecimento, falta de atividade física e tabagismo. Além desses, fatores que sobrecarregam a coluna podem favorecer o seu aparecimento. Entre eles estão o excesso de peso corporal, má postura, carregar peso de forma incorreta, carregar peso excessivo, longos períodos na mesma posição, esforços repetitivos e outros.

Quais riscos eu corro se tiver uma hérnia de disco?

O principal perigo das hérnias de disco está relacionado com as compressões dos nervos. Grande parte dos nervos do nosso corpo saem da coluna e, a depender da localização e tamanho da hérnia, ela pode comprimir nervos que vão para os braços ou pernas, ou comprimir a medula.

Quais os sintomas da hérnia de disco?

Existe uma grande variação de sintomas, desde pessoas que não sentem nada até pessoas que sentem dor tão forte a ponto de incapacitá-las de qualquer atividade, até mesmo cotidianas. Se houver compressão de algum nervo, pode haver formigamento com ou sem dor; e dores combinadas ou isoladas no braço, perna, coxa e coluna.

Como descubro se tenho uma hérnia de disco?

Só é possível definir com precisão a existência de hérnias de disco e sua extensão através do exame chamado ressonância magnética. Exames como raio x e tomografia ajudam, mas não definem com certeza se existe mesmo a hérnia, bem como seu tamanho. A ressonância mostra com detalhes os nervos que podem estar sendo comprimidos. Se você acha que tem uma hérnia, procure um médico e lembre-se de não tomar remédio por conta própria.

No texto ESTOU COM DOR! QUE ANTI-INFLAMATÓRIO EU TOMO? explicamos os perigos da automedicação.

Como prevenir o surgimento de uma hérnia de disco?

Para evitar, é preciso manter a saúde da sua coluna vertebral. Algumas medidas simples são a manutenção da postura correta, controle do peso corporal e fortalecimento dos músculos que a sustentam, isto é, realização de atividade física com frequência.

E aí, tem alguma dúvida sobre hérnias de disco ou outras questões de saúde? Comenta aí que nós podemos te ajudar!

Postagens Recomendadas