Você certamente já se queixou ou ouviu alguém se queixar de dor de cabeça. O problema é tão comum que muita gente nem tenta descobrir qual a sua origem. É por isso que hoje vamos falar sobre as principais causas desse problema.

Apesar de acontecer com grande parte da população, é importante saber que sentir dor de cabeça não é normal. Tecnicamente chamada de cefaleia, ela pode ser primária ou secundária.

A primária acontece de forma isolada, não sendo um sintoma de outra condição ou doença. Quando ela é secundária, demanda maior atenção, pois sua causa está relacionada a outro problema de saúde.

Mas como saber que tipo de dor de cabeça eu sinto?

É necessário investigar o padrão da dor de cabeça. Um médico é capaz de identificar a origem de uma dor de cabeça através de informações que podem ser passadas pelo próprio paciente, como a localização da dor, sua frequência, se ela causa outros sintomas, dentre outras.

A enxaqueca é a dor de cabeça primária mais comum, e vem acompanhada de enjoo, vômito, fotofobia (sensibilidade à luz), incômodo com barulho. Ela é localizada na região acima dos olhos, em um dos lados da cabeça ou nos dois.

Esse tipo de dor pode ser causado por consumo de alguns alimentos e bebidas, hábitos alimentares e de sono, fatores emocionais, variações bruscas de umidade e temperatura, estresse, fatores hormonais e menstruação. Normalmente o paciente que sofre com este tipo de dor consegue identificar o que desencadeia o problema.

Dores de cabeça secundárias podem ser decorrentes de doenças mais complexas. Por isso é importante observar o padrão da dor de cabeça. Dores que aparecem subitamente com bastante intensidade, que antes cessavam com analgésicos e não cessam mais ou dores capazes de acordar uma pessoa durante o sono são exemplos de casos que devem ser investigados, pois podem ter origem em outros problemas de saúde.

Como tratar a minha dor de cabeça?

Somente um médico pode dizer o medicamento indicado para melhorar as dores de cabeça, principalmente porque ele vai identificar se sua dor é primária ou secundária e qual a sua origem. Quando a dor de cabeça é muito recorrente, ele pode indicar um tratamento preventivo.

Veja alguns cuidados que podem ser tomados quando as dores de cabeça surgirem:

  • Se você já foi atendido por um médico, tenha sempre o medicamento indicado por ele;
  • Em caso de enxaqueca, use gelo sobre as áreas doloridas e procure um local fresco e escuro para se recostar, mas não se deite;
  • Beba bastante água;
  • Coma moderadamento;
  • Descanse.

Postagens Recomendadas