Pressão arterial alta
Médico checando a pressão arterial do paciente

O que é Pressão Alta?

Pressão Alta é um termo popular usado para Hipertensão, uma doença que afeta os vasos sanguíneos. Quando sangue circula no nosso organismo, ele provoca uma pressão no interior dos vasos sanguíneos e essa é a pressão medida quando você vai ao médico.

Qual a pressão normal?

No Brasil, a pressão considerada normal é de até 139x89mmHg. Ou seja, se sua pressão estiver de 140x90mmHg (14 por 9) ou maior, então você será considerado como portador de Hipertensão.

Pressão Alta tem a ver com os batimentos cardíacos?

Não. Você pode ter Pressão Alta mesmo que seu coração esteja batendo na frequência correta.

Qual meu risco de desenvolver Hipertensão?

Vários fatores podem estar envolvidos na origem da Hipertensão. Quando estes fatores se combinam, o risco é maior. Os principais fatores de risco são: obesidade, sedentarismo, tabagismo, diabetes, insônia e história de Hipertensão na família.

O que uma pessoa com Pressão Alta sente?

Geralmente, a Hipertensão não causa sintomas. E é aí que mora o perigo. Muitas pessoas acreditam que não precisam tomar medicações porque não sentem nada. Porém, mesmo sem sintomas, a doença segue avançando e causando lesões nos vasos sanguíneos e diversos órgãos.

Se eu tiver Hipertensão, quais riscos estou correndo?

Se sua pressão estiver bem controlada com o uso de medicações, não haverá riscos maiores à sua saúde. Entretanto, a pressão desregulada pode causar derrame (Acidente Vascular Encefálico) e ataque cardíaco (Infarto Arterial do Miocárdio). Além disso, vários órgãos podem ser afetados, como os rins.

E que remédio devo tomar?

Somente o médico pode determinar a medicação ideal. Ele levará em consideração os níveis de sua pressão, alergias a medicamentos, os fatores de risco envolvidos e a possibilidade de doenças já existentes nos rins, fígado ou outros órgãos.

Postagens Recomendadas