Preparamos 5 informações importantes sobre parto humanizado para você entender mais esse movimento, que tem como objetivo mudar o que a Organização Mundial da Saúde classifica como “medicalização do parto”.

A ideia é que a mulher esteja em um ambiente acolhedor no momento do parto, recebendo a assistência necessária e podendo opinar durante o processo.

Leia mais:

Por que é importante fazer o pré-natal?

5 benefícios do parto normal para o bebê

Veja 5 informações importantes para você entender um pouco mais sobre parto humanizado:

1 – Nem todo parto normal é humanizado

Como já foi dito, o parto humanizado é relacionado ao tipo de assistência que a mulher recebe nesse momento importante. Apesar de ser muito associado ao parto normal, por ser a forma mais natural possível de parir, o parto humanizado pode ser cesárea, assim como um parto normal não é necessariamente humanizado.

2 – A mulher é respeitada e tem mais autonomia

Explicações e opções disponíveis em cada etapa do parto são compartilhados para que a mulher escolha o que quer fazer. Em um momento tão importante, é preciso respeitar as vontades da mulher.

3 – Evita intervenções e cirurgias desnecessárias

O processo é o mais natural possível, por isso intervenções e uso de medicamentos são evitados, assim como não é realizado parto cesariana por agendamento. O indicado é aguardar o momento ideal para o parto, que é sinalizado pelo corpo da mulher quando ele chega.

4 – Cirurgias são feitas quando há risco para a segurança da mulher e/ou bebê

Apesar de priorizar o método mais natural, é realizada a cesariana quando há algum risco para mãe ou bebê. Na assistência necessária no parto humanizado é fundamental assegurar a segurança dos dois.

5 – A recuperação é melhor e mais rápida

Por evitar uso de intervenções, cirurgias e medicamentos, o impacto do parto no corpo da mulher é diferente do “parto medicalizado”. Outros pontos, como contato com o bebê nas primeiras horas faz bem para a mulher, além de ser muito positivo para a saúde do bebê.

Na PopClini, sua clínica popular em Porto Seguro, você pode fazer o acompanhamento do pré-natal com o Ginecologista e Obstetra, Dr. Pedro Augusto de Carvalho, que também trabalha com parto humanizado.

E aí, ficou com alguma dúvida sobre parto humanizado? Conta para a gente nos comentários!

Postagens Recomendadas