O parto normal é a forma natural de dar à luz a um bebê e isso ainda traz diversos benefícios para a saúde dele. Por isso hoje listamos 5 benefícios do parto normal para a saúde do bebê.

Como o parto se trata de um processo fisiológico que requer pouca intervenção médica, essa é a melhor forma de parir caso esteja tudo bem com a saúde da mãe e do bebê.

Já a cesárea é uma cirurgia de médio porte recomendada pelo médico quando há complicações reais para a mulher e para o bebê. Por isso, realizar o parto cesárea sem necessidade traz risco para a saúde da mulher e do bebê, aumentando a probabilidade de problemas respiratórios e o risco de morte para a mãe.

Para saber se há indicação médica para o parto cesárea, é importante fazer os exames pré-natais indicados pelo obstetra. Se não houver necessidade, o ideal é se preparar para o parto normal. Ele proporciona rápida recuperação para a mulher e benefícios para a saúde do bebê, como os cinco listados abaixo.

Bebê recém-nascido recebendo os primeiros cuidados pós-parto. Foto: Freepik

Melhor desempenho do sistema imunológico

Quando o bebê passa pelo canal vaginal da mãe no nascimento, é exposto a microrganismos da microbiota normal da mulher. Esses microrganismos interferem no desenvolvimento saudável do bebê, promovendo a atividade e fortalecimento do sistema imunológico.

Maior facilidade para respirar

Nascer de parto normal reduz em 16% as chances do bebê desenvolver asma e outros problemas respiratórios. Durante o parto normal, o bebê tem seu tórax comprimido no canal vaginal, o que ajuda na expulsão do líquido presente no pulmão e facilita a respiração.

Diminui as chances de nascimento prematuro

Segundo um relatório de 2014 do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), cerca de 11,2% de todos os bebês que nasceram no Brasil foram prematuros, ou seja, nasceram antes da 37ª semana de gestação. No parto normal, o bebê “escolhe” o momento de nascer e as contrações são o sinal de que ele está pronto para este momento.

Melhora o sistema neurológico do bebê

Estudos apontam que o movimento feito pelo bebê no parto normal, usando seus reflexos mais primários e instintivos, fortalecem o seu sistema neurológico. Esse grande gasto de energia também leva a criança a precisar de uma reposição simétrica, aumentando as chances dele querer mamar já nos primeiros instantes de vida.  

Diminui as chances de alergias e doenças autoimunes no bebê

O parto normal também melhora consideravelmente o sistema metabólico do bebê, reduzindo em 20% as possibilidades dele desenvolver diabetes tipo I. O parto normal também diminui o surgimento de alergias e doenças autoimunes.

E aí, está grávida e ainda não sabe qual é o melhor parto indicado para você? Marque uma consulta com nosso Ginecologista e marque seus exames pré-natais na PopClini, sua clínica popular em Porto Seguro.

Quando preciso ir ao Ginecologista?

Postagens Recomendadas