Nem sempre damos a devida importância a sinais de que o couro cabeludo não está saudável. Se você se identificar com algum dos sinais listados ou tem algum sintoma que causa incômodo no couro cabeludo, procure um Dermatologista.

Couro cabeludo com foliculite? Procure um dermatologista.

Na PopClini, a sua clínica popular em Porto Seguro, marque uma consulta com Dra. Flávia Levy, médica especialista em Dermatologia, que cuida da prevenção, diagnostica e trata dos problemas do couro cabeludo e dos cabelos.

Neste artigo, aprenda a identificar 3 sinais de que seu couro cabeludo não está saudável. Vamos a eles?

Dor no couro cabeludo e queda de cabelo

Ardência, queimação, dor no couro cabeludo e queda de cabelo são as queixas comuns da síndrome da disestesia cutânea ou tricodinia. A sensação é descrita como pontadas, agulhadas, formigamento, ardência ou queimação. A intensidade é variável e mulheres são duas vezes mais acometidas com o problema.

Sua causa é desconhecida e provavelmente se deve a múltiplos fatores. Estudos já observaram vasos dilatados no couro cabeludo dolorido, por isso sugere-se a relação com um neuropeptídeo vaso dilatador, chamado de substância P.

O tratamento é feito com xampus, loções e até medicamentos orais, que trazem alívio e bem estar para o paciente.

Vermelhidão no couro cabeludo

Vermelhidão e descamação no couro cabeludo – e também em áreas da face e atrás das orelhas – podem ser sinal de dermatite seborreica. Outros sintomas, como oleosidade na pele e no couro cabeludo, escamas brancas (caspas), escamas amareladas e oleosas que ardem, coceira e perda de cabelo também podem ocorrer.

A dermatite seborreica pode ocorrer em diversas áreas do corpo e tem caráter crônico, com períodos de melhora e piora dos sintomas. Sua causa não é totalmente conhecida, mas sabe-se que ela não é contagiosa e não é causada por falta de higiene. Também não é uma alergia e tampouco perigosa.

O tratamento é feito com xampus específicos, cremes/pomadas também com antifúngicos e, eventualmente, medicamentos orais.

Foliculite no couro cabeludo

A foliculite é caracterizada pelo aparecimento de bolinhas vermelhas e inflamadas nos folículos pilosos do couro cabeludo. Mais comum entre os homens, o problema causa incômodo, como coceira e sensibilidade e pode deixar marcas, como cicatrizes, queloides e manchas na pele.

A foliculite é uma inflamação que pode surgir por diversos fatores, como transpiração excessiva, oleosidade natural, falta de higiene adequada, atrito causado por chapéus e bonés, uso de produtos além de o uso de produtos de cabelo inadequados.

O tratamento é feito com sabonetes específicos, pomadas e até antibióticos de uso oral.

E aí, identificou algum desses sinais em você? Tem alguma dúvida sobre esses sinais? Conta para a gente nos comentários!

Postagens Recomendadas